Os critérios de avaliação dos vencedores têm em conta o principal objetivo do Concurso: promover o gosto pela engenharia e ciências. Assim, os projetos recebidos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
No caso dos Alunos ou Grupo de Alunos
Criatividade dos Alunos ou Grupo de Alunos;
Novidade do projeto e/ou produto apresentado;
Autonomia no desenvolvimento do protótipo;
Relevância do problema que resolve para a sociedade (caso se aplique);
Eficácia do protótipo relativamente ao problema que pretende resolver;
Evidência de que se trata, de facto, de um resultado do trabalho desenvolvido no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem, ao longo do ano letivo.
Novidade do projeto e/ou produto apresentado;
Autonomia no desenvolvimento do protótipo;
Relevância do problema que resolve para a sociedade (caso se aplique);
Eficácia do protótipo relativamente ao problema que pretende resolver;
Evidência de que se trata, de facto, de um resultado do trabalho desenvolvido no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem, ao longo do ano letivo.
No caso de Escolas ou Agrupamentos Escolares
Originalidade e consistência do processo de ensino;
Extensão da rede de apoio a Alunos e Professores para a mais plena realização dos objetivos e para o mais pleno aproveitamento do potencial deste tipo de ensino;
Envolvimento de entidades terceiras, nomeadamente de empresas da área geográfica de atuação da Escola ou Agrupamento Escolar;
Sensibilização dos Alunos e das suas Famílias para o interesse e para o potencial de formação, e de empregabilidade, destes processos de ensino;
Sensibilização e motivação dos Professores para estes processos de ensino;
Infraestruturas e materiais disponibilizados pela Escola aos seus Alunos e Professores;
Sistemas de reconhecimento e mérito por parte da Escola tanto aos Professores como aos Alunos que participam destes processos de ensino;
Nível de envolvimento e de empenhamento da Direção da Escola ou do Agrupamento Escolar.
Extensão da rede de apoio a Alunos e Professores para a mais plena realização dos objetivos e para o mais pleno aproveitamento do potencial deste tipo de ensino;
Envolvimento de entidades terceiras, nomeadamente de empresas da área geográfica de atuação da Escola ou Agrupamento Escolar;
Sensibilização dos Alunos e das suas Famílias para o interesse e para o potencial de formação, e de empregabilidade, destes processos de ensino;
Sensibilização e motivação dos Professores para estes processos de ensino;
Infraestruturas e materiais disponibilizados pela Escola aos seus Alunos e Professores;
Sistemas de reconhecimento e mérito por parte da Escola tanto aos Professores como aos Alunos que participam destes processos de ensino;
Nível de envolvimento e de empenhamento da Direção da Escola ou do Agrupamento Escolar.